dermatologia Dermatologia Clínica

Micoses

São causadas por fungos. O calor, a umidade, a baixa imunidade, ou o uso de antibióticos sistêmicos, todos esses fatores criam condições favoráveis a sua reprodução. As micoses podem ser encontradas em qualquer parte do corpo e atingem, principalmente, o couro cabeludo, os pés, a região entre os dedos, a virilha e as unhas (onicomicose).

No verão, aumenta o número de aparecimento de micoses. Isso ocorre porque os dias são mais quentes e úmidos.

Precauções

Secar muito bem, após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés, evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, evitar contato prolongado com água e sabão, não usar objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas, não andar descalço em pisos constantemente úmidos (vestiários, saunas), observar a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procurar o veterinário, evitar mexer com a terra sem usar luvas, usar somente o seu material de manicure, evitar usar calçados fechados, evitar roupas quentes, justas, tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo e usar tecidos leves como o algodão.

Tratamento

O tratamento é demorado e precisa ser acompanhado pelo médico. As micoses não desaparecem sozinhas, podem contaminar outras pessoas e ambientes além de serem porta de entrada para outras infecções.

No cado de micoses nas unhas, o tratamento é mais demorado e, muitas vezes, necessita de medicação oral. Porém, o laser tem sido muito utilizado por ser  seguro e efetivo. A luz do laser passa pela lâmina ungueal, pelo tecido adjacente e é absorvida pelo pigmento do fungo, levando a um aquecimento do mesmo, que mata ou danifica o fungo. O número de sessões varia de acordo com cada caso. Antes do tratamento as unhas devem estar sem esmalte, e durante a aplicação pode ocorrer uma sensação de calor e aquecimento. O paciente pode voltar a suas atividades normais logo após o procedimento. O resultado não é imediato, pois as unhas dos pés crescem lentamente. Nas mãos, a aplicação do Laser Genesis melhora as unhas frágeis e quebradiças.