dermatologia Dermatologia Clínica

Úlcera de estase

Relacionada principalmente a uma tendência genética, a úlcera venosa é uma ferida que surge nas pernas e/ou pés por conta da dificuldade do sangue voltar ao coração.

É mais comum e precoce a manifestação deste quadro em indivíduos sedentários, obesos ou que permanecem longos períodos em pé ou sentados. É também muito freqüente em trabalhadores da aviação. Manifesta-se por feridas abertas e fundas nos membros inferiores, preferencialmente sobre os ossos dos tornozelos e, apesar de pouco dolorosas, têm cicatrização demorada. Surgem com freqüência após leves traumatismos formando uma pequena ferida que não cicatriza e vai aumentando gradativamente.

É comum o aparecimento de varizes, inchaço e manchas marrons nas pernas. Pode haver inflamação, com vermelhidão e presença de pus. Também é comum existirem áreas de alergia ao redor das feridas. É o eczema de estase, que forma placas avermelhadas, descamativas e com coceira.

Tratamento

Curativos e medicamentos que visam “afinar” o sangue, mas somente sob prescrição médica

Dicas

  • Caminhar, pedalar e nadar são excelentes exercícios para estimular a circulação.
  • A musculação não está indicada.
  • O uso de meias elásticas é outra medida de grande importância. Estas devem ser calçadas ao acordar, de preferência antes de sair da cama. Antes de dormir, elas devem ser removidas.
  • Apoiar as pernas acima do nível do coração em uma almofada quando for se deitar, ler ou assistir televisão também é uma ótima medida.