dermatologia Dermatologia Clínica

Molusco contagioso

É transmitido no contato direto com pessoas contaminadas. Muito freqüente em crianças, pode atingir adultos, principalmente em áreas mais finas da pele. Geralmente assintomáticas, suas lesões são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido apresentando umbilicação central e podem provocar coceira. Podem estar isoladas ou se agrupar e variar de tamanho.

Tratamento

Destruição das lesões através de:

  • Cauterização química
    É a aplicação de ácidos em lesões cutâneas com a finalidade de provocar destruição dos tecidos. Muito usada para verrugas virais, lesões benignas e pré-malignas e lesões provocadas por dano solar.
  • Crioterapia com nitrogênio líquido
    Processo que utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio líquido é o agente criogênico mais utilizado para o congelamento das lesões, com temperatura aproximada de 196ºC negativos. É armazenado em um botijão e colocado em um recipiente próprio no momento do tratamento. O procedimento tem como objetivo o congelamento de determinadas lesões, levando à destruição das mesmas com finalidade terapêutica. É indicado para lesões benignas, pré-malignas e malignas.
  • Curetagem
    É o método que utiliza um instrumento que serve para raspar as lesões. Muito utilizado para retirada de lesões de molusco contagioso.
  • Eletrocoagulação ou Eletrocirurgia
    É a destruição e ressecção de tecidos através de um bisturi de alta freqüência. Muito usado para tratamento de lesões benignas e malignas.
  • Expressão manual

Dica

Tratar as lesões quando surgem, evitando que se espalhem.