dermatologia Dermatologia Clínica

Hemangioma

São manchas ou tumorações provenientes de proliferações de vasos sanguíneos. Os hemangiomas mais freqüentes são: hemangioma infantil, angioma rubi, granuloma piogênico e mancha vinho do porto.

Apesar de representarem um problema unicamente estético, o sangramento e compressão de estruturas podem caracterizar um problema mais sério.

Tratamento

  • Crioterapia com nitrogênio líquido
    Processo que utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio líquido é o agente criogênico mais utilizado para o congelamento das lesões, com temperatura aproximada de 196ºC negativos. É armazenado em um botijão e colocado em um recipiente próprio no momento do tratamento. O procedimento tem como objetivo o congelamento de determinadas lesões, levando à destruição das mesmas com finalidade terapêutica. É indicado para lesões benignas, pré-malignas e malignas.
  • Eletrocoagulação ou Eletrocirurgia
    É a destruição e ressecção de tecidos através de um bisturi de alta freqüência. Muito usado para tratamento de lesões benignas e malignas.
  • Excisão e sutura
    É a retirada de lesões com bisturi e fechamento da pele através de pontos.
  • Laser

Para os casos de hemangiomas maiores são necessários retalhos ou enxertos para sua correção. O uso de laser é uma boa opção para lesões de difícil manejo. Consulte seu dermatologista para saber mais a respeito.