dermatologia Dermatologia Clínica

Dermatite atópica

É uma doença adquirida por herança genética que, na pele, causa lesões inflamatórias. Além da dermatite atópica, o paciente pode apresentar asma ou rinite alérgica. É freqüente encontrar histórico de uma dessas doenças nos familiares.

O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes das lesões se manifestarem, e que, na infância, são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros.

Em adolescentes e adultos, as lesões aparecem nas dobras da pele, como na região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. Passada a infância, pode ocorrer o desaparecimento total das lesões, mas, geralmente, apresenta períodos de melhora e de piora. É comum, após o desaparecimento da dermatite atópica, ocorrer a substituição por asma ou rinite.

Tratamento

Cremes e pomadas à base de corticosteróides ou outras substâncias que ajudem a combater a inflamação. O estresse emocional pode desencadear períodos de piora. Consulte seu dermatologista.

Dicas

  • Em lactentes, evitar alimentos como ovos, frutas cítricas, peixes, frutos do mar, tomate, morango, leite de vaca, nozes, ameixa, castanha de caju, maçã, aspargo, pêra, pêssego, amendoim, cereja, cebola e alho.
  • A hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes agressivos, irritantes e alergênicos, assim como buchas e banhos quentes. Se tomar mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles. Logo após o banho, com a pele ainda úmida, usar hidratantes para evitar o ressecamento. Após o banho, secar a pele com suavidade por meio de leves compressões da toalha sobre a pele. Aplicar emolientes até 3 minutos após o fim do banho e hidratar a pele o mais freqüentemente possível.
  • Evitar coçar as lesões (dê leves e repetidas palmadas nas áreas de coceira).
  • Evitar ar-condicionado.
  • Evitar exercícios e situações que levem ao suor.
  • Manter as unhas curtas e limpas.
  • Usar roupas de algodão e evitar as com náilon e acrílico ou tecidos que retenham o suor.
  • Evitar perfumes, poeira, pêlos, penas de aves, tecidos de lã, carpetes e cortinas.