dermatologia Dermatologia Clínica

Lupus eritematoso

É uma alteração do nosso sistema imunológico que passa a produzir anticorpos contra nossas próprias células, provocando inflamação e danificando órgãos e pele. É caracterizada por lesões de cor avermelhada, rósea ou violácea com descamação, pequenos vasos sanguíneos dilatados na superfície, de bordas mais escuras, podendo deixar cicatrizes por conta de lesões antigas.

Sua causa é desconhecida. Ocorre mais freqüente em mulheres jovens e tem na luz solar, assim como no estresse, sua causa ou agravamento de lesões nas áreas da pele expostas – como a face, orelhas, lábios e couro cabeludo, podendo provocar queda dos cabelos de forma definitiva.

A biópsia da pele é imprescindível para o diagnóstico, exames de sangue e urina, radiografia de tórax e, eventualmente, outros exames, dependendo dos sintomas.

Tratamento

  • Pode ser por meio de cremes, pomadas ou loções capilares, para diminuir a inflamação
  • Por ser uma doença que pode afetar vários órgãos, algumas vezes é necessário o acompanhamento do paciente por especialistas como dermatologista, reumatologista, nefrologista, hematologista e neurologista