dermatologia Dermatologia Clínica

Quelóide

É uma lesão que se prolifera seguidamente a um traumatismo da pele.

Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços. A acne do tronco pode dar origem a lesões queloideanas e também a um tipo que ocorre na nuca (foliculite queloideana). O quelóide é uma lesão de superfície lisa e consistência endurecida, que no começo tem coloração rosada ou avermelhada assumindo depois cor semelhante à da pele normal ou escurecida, com tendência a se reduzir com o passar do tempo. A região anterior do tórax e os ombros são os mais atingidos.

Tratamento

A retirada cirúrgica, que deve sempre ser acompanhada de outros tratamentos, como infiltração de corticosteróides, compressão ou radioterapia. A crioterapia com nitrogênio líquido para congelar o quelóide, associada à infiltração, também pode trazer bons resultados de acordo com cada caso.

  • Crioterapia com nitrogênio líquido
    Processo que utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio líquido é o agente criogênico mais utilizado para o congelamento das lesões, com temperatura aproximada de 196ºC negativos. É armazenado em um botijão e colocado em um recipiente próprio no momento do tratamento. O procedimento tem como objetivo o congelamento de determinadas lesões, levando à destruição das mesmas com finalidade terapêutica. É indicado para lesões benignas, pré-malignas e malignas.
  • Excisão e sutura
    É a retirada de lesões com bisturi e fechamento da pele através de pontos.
  • Infiltração intralesional
    É a injeção de substâncias dentro das lesões com finalidade terapêutica. Muito utilizada para tratamento de quelóides e alopecia areata.