dermatologia Dermatologia Clínica
Rosácea
É uma doença inflamatória crônica e diagnosticada principalmente em pessoas com mais de 30 anos de idade, freqüentemente em mulheres. De causa desconhecida, a predisposição pessoal e alterações gastrintestinais podem ser motivadores da doença.
Alimentos como café, bebidas acoólicas e temperos fortes podem influenciar no quadro e o mesmo vale para o excesso de exposição solar. Tem como região central a face e inicia-se com vermelhidão transitória, mas que depois permanece. Durante o seu progresso surgem também pequenos vasos sanguíneos dilatados, lesões avermelhadas e elevadas e pontos amarelos, que parecem espinhas, daí a denominação acne rosácea, pela semelhança com a acne.
Casos mais graves podem atingir áreas maiores da face, com inflamação e edema da pele, formando placas avermelhadas e nódulos. Em alguns casos, pode ocorrer conjuntivite ou inflamação da córnea, pálpebra e íris e a evolução da doença pode levar ao surgimento do rinofima nos homens, que é o aumento do volume do nariz, com os poros dilatados e com elevações na superfície.
Tratamento
- Visa mantê-la sob controle. O uso de antibióticos por via oral é incentivado até se obter a melhora, diminuindo-se a dose gradativamente. A manutenção deve ser acompanhada pelo seu dermatologista
Nos casos de rinofima - Excisão e sutura
É a retirada de lesões com bisturi e fechamento da pele através de pontos. - Fraxel laser®
- Dermoabrasão
Dica
Evitar o frio intenso, sol e alimentos temperados.