dermatologia Dermatologia Clínica

Granuloma anular

São lesões elevadas, da cor da pele ou levemente rosadas, que crescem ganhando aspecto de anel, com lesões únicas ou múltiplas.

É uma doença inflamatória degenerativa do tecido colágeno, de causa desconhecida. Pode estar relacionada ao diabetes.

É mais freqüente em crianças e mulheres jovens, principalmente no caso de lesões disseminadas.

Raramente ocorrem sintomas associados, podendo apresentar leve coceira. Através de biópsia pode-se confirmar o diagnóstico da lesão.

Tratamento

  • Medicamentos de uso local ou intra-lesional, como corticosteróides e, em casos mais extensos, pode ser necessária medicação via oral
  • Biópsia de pele
    É o procedimento realizado com bisturi ou um instrumento arredondado chamado punch. Serve para retirar parcialmente ou totalmente a lesão com a finalidade de esclarecimento ou confirmação do diagnóstico. O material retirado é colocado em um recipiente contendo formol e enviado para o laboratório.
  • Crioterapia com nitrogênio líquido
    Processo que utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio líquido é o agente criogênico mais utilizado para o congelamento das lesões, com temperatura aproximada de 196ºC negativos. É armazenado em um botijão e colocado em um recipiente próprio no momento do tratamento. O procedimento tem como objetivo o congelamento de determinadas lesões, levando à destruição das mesmas com finalidade terapêutica. É indicado para lesões benignas, pré-malignas e malignas.