dermatologia Dermatologia Clínica

Nevos melanocíticos

Para os dermatologistas os sinais ou pintas são chamados nevos melanocíticos ou nevos pigmentados. Podem estar presentes na pele ao nascimento ou surgirem com o passar dos anos, geralmente até os 20 anos. São caracterizados por pequenas manchas marrons ou pretas que podem ser planas ou elevadas, e quando elevadas, a cor tende a ser mais clara. Alguns podem apresentar a mesma cor da pele e serem assim confundidos com verrugas.
Não é qualquer sinal que se transforma em câncer de pele, mas devemos estar atentos ao nevo que apresentar mais de 6 mm de diâmetro, bordas mal delimitadas e várias colorações. Esta lesão pode ser um nevo displásico ou corresponder ao câncer de pele chamado melanoma, por isso procurar um dermatologista será necessário neste momento, para o adequado exame da lesão.
A maioria dos sinais ou nevos não necessita de tratamento, porém os nevos displásicos podem sofrer malignização e por isso devem ser avaliados pelo especialista. Muitas vezes, a retirada cirúrgica poderá ser indicada, mas em outros casos somente o acompanhamento da lesão é suficiente.
Nevos que estão aumentando de tamanho, mudando de cor, sangrando com freqüência, apresentam coceira ou queimação e inflamando, podem estar em processo de malignização e devem ser retirados cirurgicamente.
Fatores que contribuem para malignização ou aparecimento deste tipo de câncer de pele são: exposição solar sem controle, sem uso de filtro solar e nos horários entre 10 e 15h, história de queimaduras solares, casos de câncer de pele na família, pessoas que apresentam na pele muitos nevos, além daquelas com pele muito clara.